sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A trilha sonora da minha vida ♪

Desde muito cedo gosto de música. Não como a maioria das pessoas gosta: ouvir de vez em quando, numa festa, limpando a casa, etc. Gosto de música o tempo todo (desde a hora em que acordo até momentos antes de dormir), de dentro pra fora (como se elas me escutassem e não o contrário). 

Disse Mário Quintana: "Um bom poema é aquele que dá a impressão de que está lendo a gente e não a gente a ele". Eu digo que isso vale para a música, que (também) é poesia musicada. Frases que parecem ter saído de mim mesma, coisas que já vivi e só não sabia como musicar, ritmos de pensamentos traduzidos em cifras, tablaturas, claves de sol.

Na minha memória ritimada, um baú de recordações: fatos e pessoas registradas, cada uma com uma melodia diferente. 

Vanessa da Mata me faz lembrar do Mayron, mas também de uma época muito difícil. Ana Carolina musicou grande parte de minha vida - desde meus... 18, 19 anos. Isabella Taviani - principalmente luxúria - praticamente me transporta à academia onde fazia aula de step e jumping com a Talita e me divertia horrores! Não curto pagode, mas alguns me deixam feliz porque são meus e da Nathália, enquanto a gente curtia no Veneza nas noites de domingo ouvindo o Saia Justa (banda formada só por mulheres que admiro muito). Pitty me liberta, Nirvana só escuto quando tô deprê, Marisa Monte é inevitável quando me apaixono, Charlie Brown Jr me faz sentir um menino revoltado.

Com Jazz me imagino num cabaré antigo - de vestidão vermelho, sentada num piano branco e fumando charuto. Rap, Hip Hop e Blues afloram meu verdadeiro eu  que (eu sei) é negro. Música regional aumenta meu orgulho de ser paraense. Pop-rock internacional em voz de mulher me faz sentir mais feminina, poderosa, louca desvairada. Pop-rock internacional em voz de homem me deixa pensativa, sonhadora. Pop romântico de vez em quando. Raggae ainda não me cativou. Heavy metal jamais o fará.

A música me inspira, me alimenta, me conduz. Por isso resolvi criar este blog, para poder transcrever e registrar meus momentos musicais.


"Toda alma é uma música que se toca" - Rubem Alves

3 comentários:

  1. Escarlate, amei! Muito bom o seu texto e o objetivo do seu novo blog. Mas não abandone o outro, ok? Também gosto muito de música. Toquei piano dos 10 aos 19 anos de idade e parei por causa do emprego e da faculdade. Gostei da associação que você fez do pensamento do Mário Quintana sobre o poema com a música. Sim, a música também pode ser um poema. Beijos e bons trabalhos musicais!

    ResponderExcluir
  2. E devo dizer, querida amiga que registou muitíssimo bem. Tocou e voltou a tocar duma forma maravilhosa, e tocou de dentro para fora. AQUELE BEIJÃO SEMPRE TÃO ESPECIAL DE TODOSOSDIAS.

    ResponderExcluir
  3. Clap, clap, clap, palmas para ela...muito bom...começo a te perceber melhor, tens uma alma bela, uma alma com sons, dos melhores que possamos imaginar...beijinhos

    ResponderExcluir